Projeto para construção de complexo policial em Antas é destaque na 22ª sessão legislativa

por Comunicação publicado 10/10/2025 19h40, última modificação 17/10/2025 16h56
Projeto de Complexo Policial reforça compromisso do Legislativo com a segurança pública
Projeto para construção de complexo policial em Antas é destaque na 22ª sessão legislativa

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (09), a Câmara Municipal de Antas promoveu a 22ª sessão ordinária do segundo período legislativo de 2025. A reunião contou com a presença de todos os parlamentares, com exceção da vereadora Marília (PT), cuja ausência foi devidamente justificada. Também participaram da sessão a Secretária de Segurança Pública, Vagna Shirley Felício de Santana, o Capitão Gonzaga, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Antas, além de outros representantes da corporação.

Pequeno Expediente: novos projetos em pauta

A sessão teve início com a aprovação unânime da Ata Legislativa da 21ª Sessão Ordinária. Em seguida, foram apresentadas novas proposições oriundas do Legislativo e do Executivo Municipal, dando continuidade à agenda de trabalho da Casa.

Entre os projetos destacados estão:

  • Projeto de Lei Ordinária nº 17/2025 – Dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026–2029.
  • Projeto de Lei Ordinária nº 23/2025 – Denomina o Posto de Saúde PSF III como “Dr. Zé Carlos”, de autoria do vereador Dú de Dr. Carlos.
  • Projeto de Lei Ordinária nº 24/2025 – Altera a Lei Municipal nº 782/2025, incluindo oficialmente a Cavalgada do Povoado Vacas Mortas no calendário de eventos do município.
  • Projeto de Lei Ordinária nº 25/2025 – Autoriza a doação de imóvel urbano ao Estado da Bahia para construção do Complexo Policial da Polícia Militar.
  • Projeto de Resolução nº 4/2025 – Institui a Ouvidoria Legislativa Municipal, ampliando os canais de comunicação entre o cidadão e o Legislativo.

Grande Expediente: segurança pública em destaque

A Secretária Vagna Shirley foi a primeira a ocupar a tribuna, apresentando o Projeto de Lei nº 25/2025, que autoriza a doação de um terreno de 880 m² no Bairro Estrada Novas de Antas para a construção do Complexo Policial da Polícia Militar. A estrutura será independente da Delegacia local e executada pelo Governo do Estado.

O Capitão Gonzaga reforçou a importância da localização estratégica do futuro complexo, no Bairro das Populares, onde se concentra a maioria das ocorrências urbanas. Segundo ele, as atuais instalações são alugadas e apresentam limitações, enquanto os veículos oficiais são novos. A construção da sede própria representa, portanto, um avanço para a segurança pública e para a atuação da corporação.

O presidente da Casa, vereador Carlos Eduardo, reafirmou o compromisso da Mesa Diretora com a tramitação célere do projeto. Na sequência, o vereador Junior apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei nº 17/2025 (PPA 2026–2029), destacando a parceria entre Legislativo e Executivo em prol do bem-estar da população, citando como exemplo a viabilização do Parque de Vaquejada e o futuro Complexo Policial.

Manifestações parlamentares e homenagens 

Os vereadores Euvaldo, Jerônimo, Leiva, Cimar, Marcones e Celino também se manifestaram, parabenizando a iniciativa do Complexo Policial e destacando a homenagem ao Dr. Zé Carlos, que dará nome ao PSF III. O vereador Celino reforçou a necessidade de ampliação do efetivo da Polícia Militar e relembrou sua contribuição à corporação em momentos de dificuldade. Finalizou sua fala com uma homenagem póstuma ao Dr. Zé Carlos.

Também foi mencionada a situação de um cidadão do Povoado Duas Serras, que necessita de atenção especial por parte do Executivo Municipal.

Encerramento

Ao final da sessão, o presidente Carlos Eduardo agradeceu a presença dos parlamentares, do público da galeria e dos convidados da noite, pelas homenagens e manifestações de reconhecimento à trajetória de seu pai, Dr. Zé Carlos, bem como à dedicação de toda a equipe da Casa Legislativa. Sem mais matérias a serem tratadas, a sessão foi encerrada às 20h35.

registrado em: ,