Câmara de Antas realiza 19ª Sessão com foco na cultura afro-brasileira

por Comunicação publicado 19/09/2025 17h30, última modificação 24/09/2025 23h31
Câmara aprova inclusão de evento tradicional no calendário municipal e discute nova data comemorativa
Câmara de Antas realiza 19ª Sessão com foco na cultura afro-brasileira

Foto: Divulgação

Na noite da última quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Antas realizou a 19ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura, no Plenário da Casa. A sessão contou com quórum qualificado, com a presença da maioria dos parlamentares. Estiveram ausentes, com justificativa, os vereadores Celino, Junior e Euvaldo. O vereador Jocimar, inicialmente ausente, registrou presença durante a Ordem do Dia.

Pequeno Expediente 

Foi lida e discutida a Ata Legislativa da 18ª Sessão Ordinária a qual foi submetida apreciação do Plenário, sendo aprovada por unanimidade dos presentes. Posteriormente foi lida a Portaria nº 18/2025 que designa a Procuradora Oficial e adjuntas da Procuradoria da Mulher, no Câmara municipal de Antas. Também foi o Projeto de Lei nº 20 de 2025 - Institui, no âmbito do Município de Antas - BA, o Dia Comemorativo dos Povos de Matriz Africana e Nações do Candomblé e Umbanda, e dá outras providências.

Durante o Pequeno Expediente, foi lida e aprovada por unanimidade a Ata Legislativa da 18ª Sessão Ordinária. Em seguida, foi apresentada a Portaria nº 18/2025, que oficializa a nomeação da Procuradora Oficial e das Procuradoras Adjuntas da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Antas.

Também foi lido o Projeto de Lei nº 20/2025, que propõe a instituição do Dia Comemorativo dos Povos de Matriz Africana e das Nações do Candomblé e Umbanda no calendário oficial do município.

Grande Expediente 

O presidente da Casa, vereador Carlos Eduardo, concedeu a palavra ao senhor Michel Damasceno Barreto, representante da Federação de Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros de Serrinha (BA). Em sua fala, Barreto destacou o papel essencial do Legislativo na escuta ativa da sociedade e na transformação de demandas sociais em políticas públicas, solicitando o apoio dos parlamentares à aprovação do projeto.

Na sequência, os vereadores Marcones, Marília, Jerônimo e Leiva utilizaram a tribuna para manifestar apoio ao projeto que institui o Dia Comemorativo dos Povos de Matriz Africana, além de destacar a importância da Cavalgada do Povoado Vacas Mortas como evento cultural e tradicional da região.

Deliberações e encerramento  

Durante a Ordem do Dia, foi apresentado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 19/2025, de autoria do vereador Marcones, que institui a Cavalgada do Povoado Vacas Mortas como evento oficial do calendário municipal. A proposta recebeu amplo apoio dos parlamentares, que destacaram a importância da valorização das tradições culturais da região.

Encerrando os trabalhos, o presidente da Casa, vereador Carlos Eduardo, manifestou apoio irrestrito ao projeto da vereadora Marília, voltado à valorização da cultura afro-brasileira, e reafirmou o compromisso da Câmara com a escuta ativa da sociedade. A sessão foi oficialmente encerrada às 20h41.

registrado em: ,